Núcleo Museológico - Forte Ponta da Bandeira

m forte ao crepusculoTambém conhecido por Forte de Nossa Senhora da Penha de França, Forte do Pau da Bandeira ou Forte do Registo. Construído entre 1680 e 1690, defendia o acesso ao cais e os flancos sudeste e nascente da muralha da cidade, cruzando fogo com o baluarte da Porta da Vila e com o baluarte do Castelo dos Governadores. Concebido, ao tempo, como uma das fortalezas tecnicamente mais avançadas de todo o Algarve, a planta quadrangular, os volumes relativamente baixos e paredes bem grossas nas secções viradas ao mar, evidenciam uma arquitetura militar idealizada para aproveitar a guerra de artilharia. O fosso que envolve o forte é ultrapassado por uma ponte levadiça. As guaritas cilíndricas foram introduzidas pelas campanhas de restauro efetuadas por volta de 1960. No interior, conserva-se uma pequena capela seiscentista forrada a azulejos. É um dos melhores e mais bem conservados exemplares do século XVII existentes em todo o Algarve, constituindo um autêntico ex-líbris das fortificações marítimas da antiga Praça de Guerra em Lagos.

Atualmente funciona no seu interior um polo museológico evocativo da época dos Descobrimentos e salas de exposições temporárias. Na cobertura está patente uma exposição de esculturas do artista plástico lacobrigense, já falecido, José Maria Pereira.

Local: Cais da Solaria

Horário de funcionamento:
Terça a Domingo | 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Encerra todas as Segundas-Feiras e nas seguintes datas: 1º de janeiro, Domingo de Páscoa, 25 de abril, 1º de maio, 1º de dezembro, 24 e 25 de dezembro.

Entradas gratuitas:

dias 18 de abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios);
18 de maio (Dia Internacional dos Museus);
27 de setembro (Dia Mundial do Turismo);
27 de outubro (Dia da Cidade)
Jornadas Europeias do Património (data móvel).
Condições de Acesso:

Tarifa normal – 2€
Tarifa para grupos turísticos, jovens dos 12 aos 18 anos, reformados com idade superior a 65 anos e portadores de cartão jovem e de estudante – 1,00€
Entrada Gratuita a menores de 12 anos, grupos escolares, trabalhadores da CM Lagos e residentes em Lagos, quando devidamente identificados.

Este site usa cookies para melhorar a sua navegação. Se continuar a navegar entendemos que aceita o seu uso. Saiba mais...